Sigam nossas redes sociais

Anunciem aqui

Sítio Arqueológico da Pedra Pintada

Existem muitos sítios arqueológicos no Brasil prontos para visitação mas o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada tem um diferencial com uma história contida em cada parte.
O Sítio atrai turistas e 
visitantes do mundo inteiro.
Contém cerca de 122 pinturas rupestres que ficam em um mural de sete mil anos.
O lugar também faz parte da Estrada Real e está a 90 quilômetros de Belo Horizonte.

Situado na Serra da Conceição, na Vila Colonial de Cocais, o Sítio Arqueológico Pedra Pintada é reconhecido pela UNESCO.


EU AMO BARÃO DE COCAIS

O sítio é objeto de estudos por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.


Eu amo barão de cocais

Os visitantes podem admirar três paredões com mais de cem pinturas feitas com pigmento vermelho, amarelo, ocre, negro, branco e alaranjado.
Algumas datam de dez mil anos e retratam as atividades  da rotina dos nativos da região.
eu amo barão de cocais

As pinturas retratam animais que habitavam a região como macacos, veados, aracnídeos, aves e peixes e algumas armas antigas como flechas e lanças e cenas de rituais e até mesmo um parto.

Acreditam-se que os responsáveis pelas pinturas não moravam ali e ficavam apenas de passagem.

Em uma área de 17 hectares, o Sítio Arqueológico Pedra Pintada está localizado em uma propriedade particular e é mantido por uma mesma família (Diniz) há, pelo menos, seis gerações.
Há uma pequena taxa no valor da entrada para a manutenção do local, pois a família não recebe ajuda nenhuma do governo para manter esse patrimônio.


eu amo barão de cocais


Funciona: de Segunda a sexta: das 9 às 16 horas (apenas com agendamento) |
Sábados, domingos e feriados: das 8 às 16 horas

Endereço: Rua Principal, 20 - Cocais - Barão de Cocais.


Como chegar:

Localizado a 90 km de Belo Horizonte, o Distrito de Cocais está entre a Rodovia BR-381 e o município de Barão de Cocais.

Saindo de Belo Horizonte pela BR 381 sentido Vitória, entre no trevo para Barão de Cocais (em frente ao restaurante O Gauchão II). Da BR-381 até a entrada de Cocais são cerca de 10 Km.


No distrito de Cocais, o acesso ao sítio é realizado em uma estrada de terra que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário na Praça do Rosário. São cerca de 3,5 Km de estrada acessível por veículos, até a sede do sítio.







Postar um comentário

0 Comentários